INTEGRAÇÃO METROPOLITANA AVANÇA COM CONQUISTAS DO PRIMEIRO FÓRUM

Os 29 municípios que integram a Grande Curitiba deram mais um passo rumo à criação do Mercado Comum Metropolitano com a realização do 1.º Fórum do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), nesta quarta-feira (21/7). O evento, que ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi aberto pelo prefeito Rafael Greca e pelo governador em exercício, Darci Piana.

Representantes dos setores público e privado da Região Metropolitana também participaram do fórum, que foi presencial e respeitou todas as normas sanitárias de combate à pandemia. O vice-prefeito Eduardo Pimentel é o atual presidente do Pró-Metrópole.

O Pró-Metrópole é um movimento de interesse público, sem fins lucrativos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo integrado dos municípios da Grande Curitiba.

Durante o fórum, foram lançadas iniciativas para apoiar o setor produtivo da Grande Curitiba, como a oferta de 29 mil consultorias gratuitas do programa Recupere do Sebrae/PR, voltadas a micro e pequenas empresas da Região Metropolitana afetadas pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus; um edital de chamamento para que agricultores familiares da Grande Curitiba possam vender para o programa Câmbio Verde da Prefeitura da capital; e capacitação empresarial gratuita para a cadeia do turismo.

“Estamos nos reunindo neste fórum para consolidar o nosso Mercado Comum Metropolitano, que já saiu do papel e começa a dar os primeiros frutos. Com o Pró-Metrópole, estamos mobilizados para dinamizar a economia e gerar prosperidade a toda Grande Curitiba”, afirmou Rafael Greca, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

O governador em exercício, Darci Piana, afirmou que o estado apoia o esforço dos municípios da Grande Curitiba para uma maior integração. “O desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana passa pela união de todos e acho que esta mobilização pode se aprofundar ainda mais entre os integrantes do Pró-Metrópole”, defendeu ele, que também é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.

“Juntos estamos colocando em prática o que é necessário para o desenvolvimento da Região Metropolitana, que corresponde a uma área de 16.591 quilômetros quadrados e reúne 3,6 milhões de pessoas. São iniciativas que mostram o esforço dos municípios e do setor produtivo para que Curitiba seja uma só”, frisou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Pimentel aproveitou a apresentação do grupo para lembrar de uma iniciativa da capital que, a partir deste ano, passou a beneficiar pequenos negócios de toda a Grande Curitiba: o prêmio Empreendedora Curitibana 2021, que reconhece mulheres que investem em negócios próprios e busca inspirar o público feminino. “Em sua quarta edição, a premiação extrapolou os limites curitibanos e abrange iniciativas de

empreendedoras de todos os 29 municípios da Região Metropolitana”, disse ele. As inscrições para o Empreendedora Curitibana 2021, inclusive, ainda estão abertas e vão até a próxima terça-feira (27/7).

Gostou dessa matéria?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Share on telegram
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário

Fechar Menu