LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE – PENSAMENTO CRÍTICO, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CHAVE

O pensamento crítico é o ato natural e espontâneo que o indivíduo possui ao não ficar satisfeito diante de uma determinada situação, que pode ser uma relação de causa e efeito aparentemente óbvia, mas que, por algum motivo, a pessoa sente necessidade de questionar. O espírito crítico se revela quando questionamos uma afirmação que recebemos de outra pessoa.

Logo, em alguma proporção, todos temos como característica questionar algum tipo de situação em nossa vida. “No mundo corporativo, esta capacidade de não atribuir veracidade plena para tudo que acontece a nossa volta é fundamental para que possamos identificar as mensagens subliminares que recebemos”, afirma o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler.

Segundo o profissional, somos seduzidos pelas soluções fáceis e pelas explicações óbvias. Afinal, somos programados para economizar energia em nosso cérebro, ao mesmo tempo que evitamos qualquer tipo de dúvida em uma determinada situação, pois gera insegurança. “É justamente aí que está a validade do pensamento crítico: a capacidade de ampliar o ângulo de análise de uma determinada situação para identificar se todas as variáveis foram realmente ponderadas e observadas”, afirma.

Weiler afirma que o hábito de questionar tudo o que acontece pode ser desenvolvido pela prática constante. “Quanto mais focarmos racionalmente para exercitar o questionamento antes de uma conclusão, mas incorporaremos o hábito de não aceitar precipitadamente realidades e conclusões, até que chega um certo ponto em que esse comportamento se torna inconsciente”, explica. “Principalmente hoje em dia em que as coisas estão marcadas pela incerteza e temporalidade, o espírito crítico é fundamental para que uma organização consiga perceber todos os detalhes da mudança, antecipando suas ações e se prevenindo de eventuais problemas ao longo do tempo”, completa.

Weiler indica que ao receber uma informação, o profissional precisa primeiro ter um pensamento equilibrado e livrar-se dos padrões mentais que deram certo antes. “É importante avaliar cada situação como única, porque podem trazer novos dados que antes não foram analisados”, afirma. É importante também coletar todas as informações possíveis sobre o problema e considerar possíveis consequências de cada ação que deseja tomar. “Ouvir a opinião de outras pessoas também é sempre enriquecedor, pois podem apresentar um ponto importante que você ainda não pensou. “O sucesso não está em não cometer erros, isso é uma utopia, o sucesso está em apenas cometer erros novos e para isso, as lições do passado são fundamentais”, finaliza.

 

Sobre a ESIC Internacional:


A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e  Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

Gostou dessa matéria?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Share on telegram
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário

Fechar Menu