SEGUNDA ETAPA DA HORTA DA VILA PANTANAL

Crédito da foto: Arquivo Administração Regional Boqueirão

Quem chega ao imenso terreno de 5,5 mil metros quadrados na Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, fica encantado com a bela horta em um curioso formato de folha. Inaugurada em 2018, a Horta Comunitária Canteiros da Cidadania Folha do Pantanal já produziu com apoio da Prefeitura 40 toneladas de alimentos frescos cultivados por 65 produtores urbanos.

A horta da Vila Pantanal é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a concessionária de trens Rumo, com apoio da Rede Evangelizar e da Brado Logística.

Em maio, o prefeito Rafael Greca entregou a segunda etapa da horta urbana no Alto Boqueirão, que está maior e passa a contar com mais 15 agricultores urbanos da região. Os canteiros estão localizados em um terreno junto ao pátio de manobras da Rumo, na região Sul de Curitiba.

“A ampliação da Horta da Vila Pantanal é resultado de uma grande mobilização do poder público, da iniciativa privada e da comunidade. É um trabalho com o suor abençoado que simboliza a força de Curitiba, que prioriza a segurança alimentar, principalmente, neste momento de pandemia”, salientou Greca.

De acordo com Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a ampliação da horta da Vila Pantanal busca dar acesso a uma alimentação mais saudável à população carente. “A Prefeitura é responsável pela assistência técnica e apoio organizacional da comunidade. Atualmente, são 102 hortas urbanas que se espalham por toda a capital”, observou ele.

De acordo com a gerente de Relações Governamentais da Rumo, Giana Custódio, a horta no Alto Boqueirão mostra o compromisso da empresa com projetos sociais em parceria com o município. “Trabalhamos com o propósito de contribuir com iniciativas sociais que façam a diferença na vida da população. A consolidação da horta é resultado de esforços conjuntos que viabilizaram esse importante espaço de cultivo de alimentos”, afirmou ela.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Pantanal, Edson Carpegiani Milani (Gordo), disse que a horta do Alto Boqueirão é um orgulho de toda a comunidade. “Tenho que agradecer muito à Prefeitura e à Rumo pelo apoio para termos mais comida de qualidade e acessível”, justificou ele.

Terapia

Nos canteiros da horta da Vila Pantanal misturam-se pés de alecrim, cebolinhas, alfaces, salsinhas, rúculas, couve-flor, rúculas, pepinos e beterrabas.

“Além de uma terapia todo o dia, eu não preciso comprar muita coisa porque posso colher tudo fresquinho aqui”, contou o aposentado Airton dos Santos, 70 anos, líder dos produtores urbanos no local.

Conhecida como dona Deja, a dona de casa Deirzinha Luiza do Nascimento, 65 anos, está cultivando legumes e verduras na nova área da horta no Alto Boqueirão. “Mudei meu canteiro para esta parte nova. Agora está bem maior e eu posso plantar tanto para minha família como para os vizinhos”, garantiu.

PRÊMIO

A Horta da Vila Pantanal foi premiada em primeiro lugar na categoria Meio Ambiente no Concurso de Boas Práticas 2019, iniciativa do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que integra o Programa Time Brasil – Transparência e Integridade em Municípios e Estados (antigo Pacto), ação em conjunto com a Controladoria Geral da União.

Participaram da entrega da segunda fase da Horta Urbana da Vila Pantanal o vereador Pastor Marciano Alves; André Fernando Diell, diretor de Operações da Brado Logística; Ricardo Dias, administrador da Regional Boqueirão; e Edson Rivelino Pereira, superintendente da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Gostou dessa matéria?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Share on telegram
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário

Fechar Menu