TURISMO NO NOSSO PARANÁ

CAMINHO DO VINHO: O JEITO PARANAENSE DE APROVEITAR O INVERNO

Fonte: Viaje Paraná

Na cidade de São José dos Pinhais fica um dos tesouros de inverno do Paraná, o Caminho do Vinho, onde é possível experimentar os vinhos produzidos, a culinária italiana em restaurantes típicos e cafés coloniais. É uma experiência recheada de sabores e conhecimento cultural sobre a origem do município.

As Famílias Daldin, Bortolan, Bim, Juliatto, Pissaia e Possobom, foram às primeiras que se estabeleceram na região, e com elas vieram a tradição da produção artesanal do vinho e outros costumes.

Atualmente o Caminho do Vinho conta com 34 propriedades rurais envolvidas nas mais diversas atividades como vinhos, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de eventos e lazer, minhocário, pesque-pague, pousada, receptivo local, artesanato entre outras. Mantém ainda hoje edificações típicas da colonização italiana, bem como de outras influências, consideradas de valor histórico, e ainda é utilizado como residências das famílias Bortolan, Hungaro, Daldin, Juliatto e Pissaia.

A ideia nasceu em 1998, quando foi realizado o inventário para posterior elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais.  Mas somente em 1999, ano em que começaram as reuniões com a Comunidade, foi apresentada a proposta do projeto. E por meio das conversas, chegou-se ao nome para o roteiro, “Caminho do Vinho”, e desde então tem sido assim: tudo que existe é decidido com os associados em parceria com a SICTUR.

Gostou dessa matéria?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Share on telegram
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário

Fechar Menu