ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANSIEDADE

Alimentos que diminuem a ansiedade tem nutrientes ricos em vitaminas e aminoácidos, que são benéficos pois têm a capacidade de melhorar o humor, tranquilizar e trazer mais disposição.

Confira a lista que preparei abaixo:

Castanha-do-Pará, rica em selênio que está associado ao bom humor, reduz a sensação de cansaço, ansiedade e tristeza. Basta consumir 1 ou 2 unidades ao dia.

Banana é rica em potássio, vitamina B6 e alto teor de triptofano. Esses nutrientes colaboram para a sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de ansiedade. A vitamina B6 e o triptofano estão ligados com a produção de serotonina.

Semente de Abóbora, rica em potássio, mas é o zinco que faz dela uma aliada na diminuição da ansiedade. O mineral melhora a qualidade do sono e está envolvido com processos do sistema nervoso, que podem deixar você mais relaxada e feliz.

Chocolate Amargo é muito rico em flavonoides, um tipo de antioxidante, que favorece a produção de serotonina. Prefira o 70% cacau. A dose recomendada é de 25g/dia.

Cúrcuma, além de ser anti-inflamatória, tem a capacidade de reduzir processos inflamatórios e o estresse oxidativo .

Frutas Cítricas, ricas em vitamina C, é antioxidante e tem a capacidade de diminuir a secreção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e ansiedade.

Peixes, Carnes Magras, Leites e Ovos contêm um aminoácido chamado taurina. Essa substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade.

Chá das folhas de camomila é conhecido pelos seus efeitos calmantes para quadros de ansiedade leve. A explicação está nos flavonoides que têm propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade.

Iogurte é probiótico e tem bactérias benéficas ao corpo. O consumo traz efeitos positivos na saúde do cérebro, reduzindo a inflamação crônica.

Chá-verde, vem ganhando destaque pela presença de um aminoácido, chamado L-teanina. Tem se tornado conhecido pelos potenciais efeitos anti-ansiedade e calmantes. Isso pode parecer contraditório, pois contém cafeína, mas especialistas indicam que a L-teanina pode aumentar a produção de serotonina e dopamina no corpo, atuantes no bem-estar.

Gostou dessa matéria?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Share on telegram
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário

Fechar Menu