Com a chegada da época mais festiva do ano, surge uma questão: como manter o peso durante o Natal?
Separei 6 dicas para tornar o processo mais fácil e menos sofrido:
Abaixo com a obrigação. Ser convidado não significa que você tem que comer tudo o que é servido e repetir a dose duas ou três vezes. Estabeleça seus limites e agradeça se perceber que vai excedê-lo.
Cuidado com o álcool. Trocar a comida pela bebida não é uma boa ideia, até porque existem coquetéis com centenas de calorias. Não os troque por cerveja, que também é altamente calórica. Prefira uma taça de vinho ou de champagne. Se o álcool não é uma tentação, resista e escolha água com uma rodela de limão, no lugar de refrigerantes.
Não guarde as calorias para as festas. Não se prive de alimentar-se corretamente durante o dia que tiver alguma festa para poder “aproveitar” o evento. Pelo contrário, faça todas as refeições normalmente, inclusive um pequeno lanche antes de sair de casa para evitar os exageros.
Um dia como qualquer outro. O importante é não cair em exagero, nem utilizar a comida como conforto emocional numa época que também pode ser muito estressante; nem como distração seguindo o que os outros estão fazendo.
Quando você é o anfitrião. Em vez de encher uma mesa com 10 pratos diferentes, opte por dois ou três e uma boa sobremes. Em vez de aperitivos hipercalóricos apresente opções leves e saudáveis; faça o mesmo com a sobremesa, procurando uma receita deliciosa mas baixa em calorias.
Durma o suficiente. Com a rotina normal acrescida de tanta preparação e festa natalina, sobra pouco tempo para descansar. No entanto, quem dormir pouco ou mal verá o seu apetite aumentar drasticamente, desejando apenas alimentos ricos em gorduras, açucares e calorias; sem falar na falta de energia e entusiasmo para se dedicar a um bom lazer.
Com estas dicas simples, o Natal pode ser muito bem comemorado, sem dar prejuízos na balança!