A tarde desta quinta-feira (29/4) começou musical na Rua da Cidadania do Boqueirão. O violinista Gustavo Rech encheu o local de sonoridades com uma serenata que homenageou os servidores dos núcleos regionais que trabalham no local.
Por meia hora, o repertório variado mudou a rotina dos servidores. Com o baixo fluxo de cidadãos solicitando serviços pessoalmente – com a bandeira laranja em vigor no município, muitos serviços à população são prestados on-line -, a plateia do violinista foi formada predominantemente por quem trabalha diariamente na Rua da Cidadania.
Enquanto visitava as salas de cada núcleo regional, Gustavo Rech entusiasmou o público com trechos de As Quatro Estações, de Vivaldi, Viva La Vida, do Coldplay, e emocionou com Hallelujah, de Leonard Cohen. Fez cantarolar com clássicos da MPB de João Gilberto, Caetano Veloso e Roberto Carlos.
“Ele me emocionou. Estamos lidando com situações muito difíceis na nossa rotina e é comovente receber um momento de beleza como este”, disse a enfermeira Andrea Dina da Costa.
Ela é uma das servidoras do Distrito Sanitário do Boqueirão, da Secretaria Municipal da Saúde, e monitora, por telefone, os pacientes de covid-19 que já deixaram o hospital, mas ainda fazem uso do oxigênio.
A serenata seguiu as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19, com distanciamento social e o público usando máscaras. A apresentação foi uma contrapartida do projeto Chorinhos do Luar, realizado com recursos do fundo municipal de incentivo à cultura (Lei Aldair Blanc) da Fundação Cultural, da Prefeitura de Curitiba e do Ministério do Turismo.
Para o violinista Gustavo Rech, foi a oportunidade de reencontrar o público.
“A música faz o pensamento ir longe e é bom proporcionar isso. E fico feliz em poder me apresentar ao vivo novamente”, disse.
Chorinhos do Luar
Realizado pela empresa Quartilis, o projeto Chorinhos do Luar é um show gravado ao vivo e sem público, devido à pandemia, por um quinteto instrumental composto por cordas, flauta e piano e apresentado por um boneco manipulado por Elton da Fonseca. O show estreou no dia 24 de abril pelo canal Quartilis no Youtube, onde permanece disponível para o público. O projeto foi realizado com incentivos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, que surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da cultura e dos espaços culturais brasileiros no período de isolamento social ocasionado pela pandemia da covid-19.
Como contrapartida, a equipe do projeto está promovendo as serenatas nas regionais, com apresentações de trompete, violino, piano e harpa. Já receberam as serenatas as regionais Boa Vista, Pinheirinho, Santa Felicidade e Portão. Nesta sexta-feira (30/4), apresentação é na CIC.