A alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados. No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.
O cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que a parte líquida do leite é produzida a partir da hidratação da mãe. Com demanda aumentada de água no organismo é possível sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal.
Alimentos como óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequena quantidade. E bebidas estimulantes como café, chá e chimarrão devem ser consumidas com moderação.
Evitar alimentos industrializados, que vem nas caixinhas e embalagens, prontos para aquecer e que, em geral, tem muito sódio, gordura e açúcar.
Já os alimentos processados como queijos e enlatados devem ter uso limitado. Com composição nutricional desbalanceada, os alimentos processados ou ultra processados também tendem a ser muito pobres em fibras, que são essenciais para prevenir doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer.