CAMINHO DO VINHO: O JEITO PARANAENSE DE APROVEITAR O INVERNO
Na cidade de São José dos Pinhais fica um dos tesouros de inverno do Paraná, o Caminho do Vinho, onde é possível experimentar os vinhos produzidos, a culinária italiana em restaurantes típicos e cafés coloniais. É uma experiência recheada de sabores e conhecimento cultural sobre a origem do município.
As Famílias Daldin, Bortolan, Bim, Juliatto, Pissaia e Possobom, foram às primeiras que se estabeleceram na região, e com elas vieram a tradição da produção artesanal do vinho e outros costumes.
Atualmente o Caminho do Vinho conta com 34 propriedades rurais envolvidas nas mais diversas atividades como vinhos, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de eventos e lazer, minhocário, pesque-pague, pousada, receptivo local, artesanato entre outras. Mantém ainda hoje edificações típicas da colonização italiana, bem como de outras influências, consideradas de valor histórico, e ainda é utilizado como residências das famílias Bortolan, Hungaro, Daldin, Juliatto e Pissaia.
A ideia nasceu em 1998, quando foi realizado o inventário para posterior elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais. Mas somente em 1999, ano em que começaram as reuniões com a Comunidade, foi apresentada a proposta do projeto. E por meio das conversas, chegou-se ao nome para o roteiro, “Caminho do Vinho”, e desde então tem sido assim: tudo que existe é decidido com os associados em parceria com a SICTUR.