Os ômegas 3, 6 e 9 são gorduras saudáveis que servem principalmente para prevenir derrames, infartos e tromboses, atuando sobretudo na redução das taxas de mau colesterol e triglicerídeos sanguíneos.
Além disso, os ômegas 3, 6 e 9 são essenciais para a construção da membrana celular, trazem benefícios para a pele, sistema imunológico, cognição, emagrecimento, contribuindo de diversas formas para o bom funcionamento do organismo.
Ômegas 3: encontrados especialmente nos peixes de águas frias, tem função anti-inflamatória e ajuda a aliviar a dores articulares e previne infarto ou AVC. Também auxilia no tratamento e prevenção da depressão. Fontes: truta, mexilhões, sardinha, linhaça, nozes, chia, salmão, arenque, atum, etc.
Ômegas 6: presente nas gorduras vegetais. São muito importantes na diminuição da pressão arterial e do colesterol, contribuindo para aumentar o colesterol bom. Além de tudo isso, melhora também a imunidade. Fontes: castanhas, nozes, amendoim, girassol, óleos de papoula, milho, algodão, soja e girassol, avelã, etc.
Ômega 9 – esta gordura é importante para a regulação da temperatura do corpo, produção de hormônios sexuais como o estrogênio e a progesterona, e contribui para o aumento da absorção de vitaminas A,D, E e K do organismo. É um tipo de gordura produzida no organismo a partir da ingestão do ômega 3 e ômega 6. Fontes: óleo de abacate, amêndoa, óleo de mostarda, abacate, macadâmia, etc.
Apesar de se tratarem de gorduras de fontes diferentes, e com funções específicas, é a boa relação entre elas que garante o seu papel de melhorar a saúde.