A quarentena tem mudado nossas vidas, e hoje já sabemos nada mais será como era antes. E partindo dessa teoria, vemos que uma grande preocupação tem sido o resultado na balança após o tempo de isolamento.
Mas afinal, a quarentena é um bom momento para fazer dietas restritivas? Como nutri, considero que NÃO, e vou explicar por que:
▪︎ Uma restrição alimentar, e consequentemente nutricional, num momento de estresse ou ansiedade maior, facilmente levam ao comer compulsivo, gerando culpa e acarretando o temível efeito sanfona.
▪︎ Com o “tempo” de sobra no isolamento, facilmente ficamos ociosos, que acaba aumentando a inquietação e ansiedade, levando, muitas vezes a comer mais do que o necessário, ainda mais se a fome for protagonista (consequência de uma dieta restritiva).
▪︎ Reduzindo drasticamente a ingesta, pode haver falta de macro e micronutrientes importantes para o nosso sistema imunológico.
▪︎ Dietas Restritivas acabam ocasionando irritabilidade, dores de cabeça, alterações de humor, e esses sentimentos certamente não são bons nesse tempo de confinamento. Precisamos de paz nos lares.
Considerando as questões acima, sugiro um comer consciente na Quarentena. Não é hora de grandes restrições, mas o excesso da mesma forma pode trazer prejuízos. Priorize a qualidade, restrinja o acesso aos alimentos menos saudáveis.
Procure manter-se ativo, limite o tempo inerte. Mexa-se. Lembre-se que se você ingerir calorias a mais, o gasto energético precisa ser aumentado para um controle de peso adequado.
Aproveite a quarentena para criar hábitos saudáveis, afinal agora você tem TEMPO! Viva esse tempo com paz, alegria e saúde, muita saúde!