A estudante Amanda Carneiro é aluna da primeira turma de pedagogia da Faculdade de Tecnologia do Paraná e mora no bairro Boqueirão. Recentemente ela levou um projeto integrador ao oriente.
Amanda foi escolhida para conversar com a representante da Comissão Internacional da Universidade Hamamatsu Gakuin, Aparecida Mitsue. A instituição que possui uma parceria com a Fatec-PR onde periodicamente realiza visitas.
O primeiro encontro ocorreu em setembro de 2018. No evento, o diretor geral da instituição, Rodrigo Medeiros, juntamente ao coordenador Fernando Vianna, apresentaram uma mostra do curso de Pedagogia para a Mitsue.
E, em uma dessas visitas, a professora conheceu Amanda e o projeto acadêmico “Como propiciar o aprendizado da criança através do meio”. O interesse da docente resultou em uma cópia, que foi levada ao Japão.
Neste projeto a aluna explica como o ambiente em que a criança está inserida pode influenciar em seus aprendizados e descobertas, bem como, pode interferir de maneira positiva no seu desenvolvimento.
Em setembro deste ano, Mitsue retornou ao Brasil e reencontrou Amanda. A estudante relatou que seu trabalho está sendo utilizado como referência de estudo para os seus alunos sobre a realidade da pedagogia brasileira.
Atualmente, Amanda realiza estágio remunerado no Colégio Erasto Gaertner. Lá, ela expôs para sua gestora, Evelize Wenceslau Tozetto, o projeto e a repercussão que ele teve. Como gestora e aliada ao setor de desenvolvimento cognitivo do colégio, Evelize incentivou a futura pedagoga a buscar a comprovação do feito, afinal, não é comum que um projeto acadêmico seja levado para o oriente.
Hoje, Amanda tem em mãos o certificado que comprova que o estudo atingiu uma ampla proporção, viajando para o Japão e podendo ser usado como referência em um país de primeiro mundo.