O câncer do colo uterino é a terceira neoplasia maligna mais comum nas mulheres, entretanto apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura se descoberto no início e tratado adequadamente. O principal fator etiológico para esse câncer é o Papilomavírus Humano (HPV) que induz a lesões no epitélio cervical, podendo evoluir para lesões malignas.
A alimentação “Não-Saudável” apresenta papel importante como cofator no desenvolvimento deste câncer. Estudos tem analisado a associação de vitaminas antioxidantes com a prevenção do câncer do colo uterino, identificando suas ações na prevenção das lesões.
A oferta de vitaminas antioxidantes como A, C e E apresenta benefícios para prevenção do câncer do colo uterino, principalmente nos estágios iniciais.
A vitamina A, através dos carotenoides, tem capacidade de inibir a formação dos radicais livres, sendo também potentes moduladores da diferenciação celular, o que confere proteção para inibir o desenvolvimento do HPV.
As vitaminas C e E podem evitar a formação de células cancerígenas, além de aumentar a imunidade.
Dessa forma, a terapêutica nutricional realizada por profissional capacitado, baseada na utilização de nutrientes antioxidantes devidamente equilibrados, é uma estratégia preventiva para este câncer e tantos outros, podendo ampliar os conceitos da terapia oncológica atual, permitindo melhores resultados quanto ao controle dessa doença.
Dra. Ângela Federau – Nutricionista