A fotoproteção é uma medida importante a ser seguida para prevenção dos danos causados pela exposição solar, como rugas, manchas, ressecamento, envelhecimento celular e até mesmo câncer de pele.
A prevenção às radiações solares, normalmente, é realizada por uso tópico por meio de protetores solares, porém, assim como qualquer outro órgão, a pele depende do fornecimento adequado de nutrientes para manter-se em equilíbrio e possuir a capacidade de fotoproteção, sendo possível se prevenir dos efeitos prejudiciais do sol mediante boa Nutrição.
Os antioxidantes são substâncias capazes de reduzir os malefícios causados pelo excesso de raios solares.
A vitamina E possui a capacidade de impedir a propagação das reações causadas pelos raios danosos, dificultando o ataque às estruturas celulares induzidas pelos radicais livres nas membranas da pele.
A vitamina C participa de diversos processos metabólicos, entre eles, a formação do colágeno, como a exposição solar atua na desestruturação das fibras de colágeno e elásticas, o ácido ascórbico tem papel fundamental na fotoproteção.
O chá-verde contém um poderoso antioxidante que atenua as lesões cutâneas induzidas pela radiação, além de bloquear o aumento da degradação de colágeno.
Devido à importância dos nutrientes fotoprotetores é fundamental o consumo adequado de alimentos fontes desses nutrientes para proteção antioxidante, porém é importante ressaltar que a fotoproteção endógena tem efeito complementar àquela tópica.
Referências
PUJOL, A. P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.