O Jornal Tribuna do Boqueirão recebeu com orgulho o paratleta Arthur Miguel dos Santos Ferreira, de 17 anos que conquistou o ouro no 1° Campeonato Brasileiro Sub-20 de Natação do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Arthur nasceu conforme laudo genético com uma mutação genética chamada acondroplasia e hipocondroplasia, uma displasia óssea, chamada também de Nanismo e devido as características físicas necessitarem de especialidades médicas em geral e fisioterapias para não atrofiar seus membros superiores e inferiores em seu desenvolvimento motor, foi indicado pelo seu ortopedista fazer natação, pois seria o ideal para a sua saúde, onde faz acompanhamento até os dias atuais.
Aos 6 anos de idade, iniciou a natação e foi imprescindível para seu desenvolvimento físico. Em 2018, com 13 anos de idade, conheceu o Projeto Ampliar, um Projeto de Extensão, que fica nas Acomodações Esportivas da Universidade Integradas do Brasil – UNIBRASIL, sob a responsabilidade da coordenadora do Curso de Educação Física Eliana Pereira Patrícia, onde Arthur foi acolhido com muito carinho, segundo sua mãe Mara.
Devido ao estímulo e desenvolvimento na água, a professora o inscreveu ele(tirar) nos festivais, maratonas aquáticas e campeonatos municipais, onde passou para Estaduais e Regionais, até chegar as Paralimpíadas Escolares Brasileiro em 2019, 2021 e 2022, conquistando pódios em todas as provas que participou na sua categoria. Além do Campeonato Meeting Paralímpico de Natação 2021 e 2022, e neste ano já iniciando um Campeonato Brasileiro Sub20 de Natação 2023, onde conquistou nas três provas, os três primeiros lugares na sua categoria S6, que é muito importante para sua experiência e seu objetivo de seguir carreira e chegar as futuras Paralímpiadas. Segundo Mara, a natação trouxe ao Arthur alegria, prazer, responsabilidade, desenvolvimento de caráter, controle emocional, além de conquistas e uma vida saudável.
Arthur é treinado pela personal Nádia Rubia e tem o apoio da academia Corefit, local onde ele faz condicionamento físico. O atleta tem incentivo do esporte Municipal, Estadual e Federal, mas também continua buscando apoio de patrocinadores para custear os campeonatos e despesas das viagens. Quem puder patrocinar ou colaborar com este grande atleta pode entrar em contato: (41) 99694-7928 com Mara (mãe)
Crédito foto: Lawrence Nogueira