SAÚDE DESCARTA REABERTURA DE ESCOLAS E CRECHES PARTICULARES

Por: Prefeitura de Curitiba

Com base no atual cenário epidemiológico do novo coronavírus em Curitiba, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, descartou, na quarta-feira (10/6), a reabertura de instituições de ensino particulares da cidade neste momento.

As escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) particulares seguem fechadas por força de decreto estadual, e a rede municipal de ensino permanece com as aulas presenciais suspensas pelo menos até 2 de julho, conforme o decreto 580 assinado pelo prefeito Rafael Greca.

A secretária da Saúde e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, receberam representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe-PR) e da Associação das Escolas de Educação Infantil (Assepei), para conversar e repassar orientações sobre o atual cenário.

“É um momento de incerteza, no qual não podemos afrouxar as medidas de isolamento. Por enquanto, não é possível se falar em reabertura”, disse Márcia Huçulak.

Já a secretária da Educação explicou que prepara uma instrução normativa para quando chegar o momento de reabertura, o que segue sem data para acontecer.

“Estamos preparando esse documento que servirá de base para as unidades”, disse Maria Sílvia.

A presidente do Sinepe-PR, Esther Cristina Pereira, e a representante da Assepei, Dorajara da Silva Ribas, asseguraram que, no momento do retorno, as unidades seguirão os protocolos de limpeza recomendados pelas autoridades de saúde.

Bandeiras

Curitiba lançou esta semana o Programa de Responsabilidade Sanitária e Social, que demonstra por meio de cores o nível da pandemia na capital e as restrições necessárias. 

O programa conta com um painel com três níveis de cores: amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto). O monitoramento é diário e feito com base em dois critérios: propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário