UM PRESENTE PARA CURITIBA

Curitiba completou nesta semana 328 anos de fundação, são 328 anos da construção de uma história marcada pela superação e o trabalho de um povo ordeiro e solidário. Tenho a certeza que devemos ter muito orgulho do nosso passado como cidade, mas também a data comemorativa é uma boa oportunidade de reflexão sobre a nossa responsabilidade com o presente. É inegável que chegamos em 2021 passando um dos períodos mais difíceis e desafiadores da nossa história. A pandemia mundial de coronavírus mudou a realidade de Curitiba fazendo com que tivéssemos que nos reinventar como cidade, como sociedade.

Temos trabalhado incansavelmente, de domingo a domingo, para garantir aos curitibanos o direito básico de um atendimento médico ágil e de qualidade. Para isto, contratamos mais profissionais da saúde, compramos novos equipamentos e abrimos 1.387 novos leitos de enfermaria e de UTI exclusivos para atender pacientes Covid-19. Em um comparativo, é como se em um ano tivéssemos colocado em funcionamento três hospitais do tamanho do Evangélico ou ainda 12 hospitais de campanha.

Mesmo com todos os investimentos, não vamos conseguir superar o desafio do coronavírus sem a consciência coletiva dos curitibanos. Precisamos que regras básicas como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel sejam cumpridos. Neste momento precisamos de união e esperança. Esperança que chega em forma de vacina. No dia do aniversário da cidade, 29 de março, superamos a marca de 200 mil curitibanos vacinados com a primeira dose do imunizante contra o Covid-19. Sabemos que precisamos de muito mais.

Para isto, estamos negociando com laboratórios para a compra direta pela cidade de mais doses da vacina. O prefeito Rafael Greca já anunciou que temos R$ 100 milhões disponíveis para a operação. Temos pressa, queremos Curitiba 100% imunizada ainda neste ano. Queremos nossa gente nas ruas com saúde e liberdade para produzir, consumir, celebrar a vida e abraçar quem eles amam. A nossa história é brilhante, é repleta de exemplos de solidariedade, gentileza e união. Cuidar de você e do seu próximo, é este o seu presente de aniversário para a Curitiba que te acolhe.

*Eduardo Pimentel é vice-prefeito de Curitiba, administrador de empresas e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas

Gostou dessa matéria?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário