A sugestão é para que sejam ao menos retomadas as regras de outubro de 2020, ou autorizado até 30% da lotação dos espaços de eventos.
Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram um pedido para que a Prefeitura autorize a reabertura das casas de festas e buffets infantis. O autor, vereador Mauro Ignácio (DEM), sugere que sejam ao menos retomadas as regras de outubro de 2020, quando era permitida a realização de eventos com até 50 pessoas, desde que respeitando a ocupação de uma pessoa a cada 9 m².
Segundo Mauro Ignácio, ainda melhor seria que fosse autorizada a lotação de até 30% na bandeira laranja e de até 50% na bandeira amarela, conforme pleiteiam os empresários do setor. “As festas seguem acontecendo, mas em outros espaços, de forma clandestina”, alertou o vereador, defendendo que os estabelecimentos do ramo cumprem os protocolos sanitários, como fazem agora os restaurantes, então mereceriam a equiparação de condições de trabalho. “Outras cidades da região metropolitana já liberaram”, acrescentou.
Apesar de não serem impositivos, os requerimentos e indicações aprovados na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los.