ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANSIEDADE

Alimentos que diminuem a ansiedade tem nutrientes ricos em vitaminas e aminoácidos, que são benéficos pois têm a capacidade de melhorar o humor, tranquilizar e trazer mais disposição.

Confira a lista que preparei abaixo:

Castanha-do-Pará, rica em selênio que está associado ao bom humor, reduz a sensação de cansaço, ansiedade e tristeza. Basta consumir 1 ou 2 unidades ao dia.

Banana é rica em potássio, vitamina B6 e alto teor de triptofano. Esses nutrientes colaboram para a sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de ansiedade. A vitamina B6 e o triptofano estão ligados com a produção de serotonina.

Semente de Abóbora, rica em potássio, mas é o zinco que faz dela uma aliada na diminuição da ansiedade. O mineral melhora a qualidade do sono e está envolvido com processos do sistema nervoso, que podem deixar você mais relaxada e feliz.

Chocolate Amargo é muito rico em flavonoides, um tipo de antioxidante, que favorece a produção de serotonina. Prefira o 70% cacau. A dose recomendada é de 25g/dia.

Cúrcuma, além de ser anti-inflamatória, tem a capacidade de reduzir processos inflamatórios e o estresse oxidativo .

Frutas Cítricas, ricas em vitamina C, é antioxidante e tem a capacidade de diminuir a secreção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e ansiedade.

Peixes, Carnes Magras, Leites e Ovos contêm um aminoácido chamado taurina. Essa substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade.

Chá das folhas de camomila é conhecido pelos seus efeitos calmantes para quadros de ansiedade leve. A explicação está nos flavonoides que têm propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade.

Iogurte é probiótico e tem bactérias benéficas ao corpo. O consumo traz efeitos positivos na saúde do cérebro, reduzindo a inflamação crônica.

Chá-verde, vem ganhando destaque pela presença de um aminoácido, chamado L-teanina. Tem se tornado conhecido pelos potenciais efeitos anti-ansiedade e calmantes. Isso pode parecer contraditório, pois contém cafeína, mas especialistas indicam que a L-teanina pode aumentar a produção de serotonina e dopamina no corpo, atuantes no bem-estar.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário