INTEGRAÇÃO METROPOLITANA AVANÇA COM CONQUISTAS DO PRIMEIRO FÓRUM

Os 29 municípios que integram a Grande Curitiba deram mais um passo rumo à criação do Mercado Comum Metropolitano com a realização do 1.º Fórum do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), nesta quarta-feira (21/7). O evento, que ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi aberto pelo prefeito Rafael Greca e pelo governador em exercício, Darci Piana.

Representantes dos setores público e privado da Região Metropolitana também participaram do fórum, que foi presencial e respeitou todas as normas sanitárias de combate à pandemia. O vice-prefeito Eduardo Pimentel é o atual presidente do Pró-Metrópole.

O Pró-Metrópole é um movimento de interesse público, sem fins lucrativos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo integrado dos municípios da Grande Curitiba.

Durante o fórum, foram lançadas iniciativas para apoiar o setor produtivo da Grande Curitiba, como a oferta de 29 mil consultorias gratuitas do programa Recupere do Sebrae/PR, voltadas a micro e pequenas empresas da Região Metropolitana afetadas pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus; um edital de chamamento para que agricultores familiares da Grande Curitiba possam vender para o programa Câmbio Verde da Prefeitura da capital; e capacitação empresarial gratuita para a cadeia do turismo.

“Estamos nos reunindo neste fórum para consolidar o nosso Mercado Comum Metropolitano, que já saiu do papel e começa a dar os primeiros frutos. Com o Pró-Metrópole, estamos mobilizados para dinamizar a economia e gerar prosperidade a toda Grande Curitiba”, afirmou Rafael Greca, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

O governador em exercício, Darci Piana, afirmou que o estado apoia o esforço dos municípios da Grande Curitiba para uma maior integração. “O desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana passa pela união de todos e acho que esta mobilização pode se aprofundar ainda mais entre os integrantes do Pró-Metrópole”, defendeu ele, que também é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.

“Juntos estamos colocando em prática o que é necessário para o desenvolvimento da Região Metropolitana, que corresponde a uma área de 16.591 quilômetros quadrados e reúne 3,6 milhões de pessoas. São iniciativas que mostram o esforço dos municípios e do setor produtivo para que Curitiba seja uma só”, frisou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Pimentel aproveitou a apresentação do grupo para lembrar de uma iniciativa da capital que, a partir deste ano, passou a beneficiar pequenos negócios de toda a Grande Curitiba: o prêmio Empreendedora Curitibana 2021, que reconhece mulheres que investem em negócios próprios e busca inspirar o público feminino. “Em sua quarta edição, a premiação extrapolou os limites curitibanos e abrange iniciativas de

empreendedoras de todos os 29 municípios da Região Metropolitana”, disse ele. As inscrições para o Empreendedora Curitibana 2021, inclusive, ainda estão abertas e vão até a próxima terça-feira (27/7).

Gostou dessa matéria?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Telegram

deixe um comentário